segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nota de Falecimento do Professor Felipe

Faleceu na tarde de ontem na capital São Luis o professor Felipe Campos Batista, e seu corpo está sendo velado e deverá ser sepultado na manhã desta segunda (30).

O jovem professor Felipe estava diretor da Escola do Povoado Jussara, zona rural de Paulino Neves. 

A família SINSPUTSAMPAN vem externar suas condolências a amigos e familiares do professor neste momento de pesar. Que ele vá em paz.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Morador critica a situação da Escola Municipal do Povoado São João da Cardosa - Paulino Neves-MA




Convocação da FETRAM para Sindicatos filiados

Companheiras/os, segue convocatória para o Planejamento da Federação. Esperamos que todos se organizem e reservem a data nas agendas, a fim de delinearmos as ações futuras de nossa instituição e conjuntamente cresçamos como ramo dos municipais mais e mais no Estado do Maranhão.
Por favor, confirmem recebimento.

Att. José Carlos - Secretário Geral.

OFÍCIO CIRCULAR/FETRAM/CUT-MA N° 003/2016 
São Luís - MA, 24 de maio de 2016.
 À: DIRETORIA EXECUTIVA, DIREÇÃO ESTADUAL, CONSELHO FISCAL E SINDICATOS FILIADOS
Assunto: PLANEJAMENTO DA FETRAM/CUT-MA
 Companheiros e companheiras,
 Servimo-nos do presente para CONVOCAR a Diretoria Executiva, Direção Estadual, o Conselho Fiscal e os Sindicatos Filiados à FETRAM/CUT-MA para, juntos, realizarmos o PLANEJAMENTO desta entidade, a ser realizado na cidade de Balsas, nos próximos dias 10 (dez) e 11 (onze) de junho de 2016, conforme deliberação da última Reunião da Executiva.
Salientamos que a atividade está direcionada para todos os membros da Diretoria Executiva, da Direção Estadual, do Conselho Fiscal (titulares e suplentes) e para os presidentes dos sindicatos filiados que não têm assento nessas instâncias. Na impossibilidade da participação do presidente no Planejamento, é facultada a participação de outro dirigente, de modo que o sindicato esteja representado com a participação de um membro.
- Atividade: Planejamento da FETRAM/CUT-MA 
- Quando: 10 e 11/06/2016 (Sexta-feira e Sábado)
- Onde: Balsas -MA.
Observações: 1) A Federação custeará as despesas com hospedagem e a alimentação dos participantes. O deslocamento ficará por conta do sindicato de base ou será rateado entre a Federação e os sindicatos que apresentarem dificuldade financeira. 2) Informações mais detalhadas sobre local do planejamento, programação, roteiro até Balsas e proposta de deslocamento compartilhado de diretores e sindicatos serão enviadas posteriormente.
Certo de nos reencontrarmos em breve, renovamos os votos de estima e consideração.

           Osmar Aguiar Ferreira                                 José Carlos Santos Rodrigues
Presidente da FETRAM/CUT-MA                     Secretário Geral da FETRAM/CUT-MA

_____________________________________________________________________________________________
FETRAM - Federação dos Trabalhadores da Administração e do Serviço Público Municipal do Estado do Maranhão
Rua dos Afogados, 306 - Cep: 65010020 - São Luís – Maranhão
CNPJ: 03.802.153/0001-40 – Código Sindical: 000.842.0000-3
Facebook.com/fetram - e-mail: fetram@hotmail.com
Fone: (98) 3254 1297 - 33039347

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sindicalistas realizam ato público em Belágua do MA e ocupam parcialmente a prefeitura


Os Servidores municipais de Belágua, município distante 279 km da capital São Luis, foram às ruas com o apoio da CUT-MA-Central Única dos Trabalhadores - e da FETRAM - Federação que representa os trabalhadores do serviço público municipal no Estado do Maranhão para protestar contra atos impopulares do prefeito Adalberto do Nascimento Rodrigues.

O movimento percorreu as principais ruas do centro da cidade e vários sindicalistas, populares e vereadores fizeram discursos em frente aos prédios da Câmara e da Prefeitura Municipal contra a gestão do prefeito Adalberto, por atraso de salários por mais de 15 dias, não reajuste do Piso Salarial dos Professores em 2016, suspeitas de superfaturamento em contratos de transporte escolar e suspeitas de malversação do dinheiro público. 

A presidente do Sindicato que representa os trabalhadores, Silvana Silva, disse que "a prefeitura está desrespeitando os trabalhadores municipais, houve atraso de salários, agentes de saúde não tem a condição mínima de exercer suas funções com dignidade e até agora a secretaria de Educação não deu nenhuma resposta sobre o reajuste de 2016 para os professores" lamentou a sindicalista. Ela disse ainda que muitos servidores tiveram prejuízos financeiros pois tiveram que pagar multas pelo atrasos de contas em lojas e bancos. 

A prefeitura, segundo uma aluna do município, não tem garantido o transporte escolar e por essas razão muitos tem dificuldade de ir à escola. 


Veja as imagens






Vereador do município critica a gestão do prefeito e diz que o povo de Belágua está sofrendo.


Aluna reclama da falta de transporte escolar




Vereadora faz duras críticas ao prefeito e aos colegas de bancada que apoiam a gestão



Populares ocuparam a entrada da prefeitura durante o ato

A prefeitura não quis gravar entrevista, mas o Secretário de Administração Carlinhos Abitmol em conversa com a reportagem disse que irá sentar, nos próximos dias, com o sindicato para discutir a pauta de reivindicação e que já efetuou o pagamento dos salários que estavam atrasados. 

Segundo o Sindicato o pagamento foi realizado na quarta-feira (18), um dia antes do Ato Público e após ter recebido a formalização do Sindicato. 

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Convocação para os professores de Tutóia (Apenas os listados)

Todos os professores abaixo devem trazer ao Sindicato, até o dia 25.05.16 (quarta-feira próxima), seu último contracheque e uma declaração de que está em sala de aula (regência de sala).

Pode mandar por qualquer outra pessoa.






terça-feira, 10 de maio de 2016

Por ausência de membros não houve reunião do Conselho do FUNDEB em Tutóia

Estava marcada para hoje (10) de manhã uma reunião do Conselho Municipal do FUNDEB com o objetivo de analisar processo documental de prestação de contas da prefeitura de Tutóia no ano vigente. A reunião não ocorreu por ausência da maioria absoluta de seus membros. 

Isso prejudica o bom funcionamento do serviço público e mostra a falta de compromisso de muitos em acompanhar e fiscalizar a gestão pública. 

Muito se fala por aí de irregularidades, mas, quantos estão preocupados em reivindicar, acompanhar a gestão pública no sentido de não permitir que ela seja malversada?

Apenas dois conselheiros compreceram à reunião: Lucia de Fátima e Elivaldo Ramos, a presidente, Dona Zezé Ramos justificou a ausência por estar no hospital por motivo de doença. Os outros, não justificaram.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Sindicato repudia com veemência: Prefeitura de Tutóia atrasa salários

Não conseguimos entender um governo que desrespeita seus servidores, esquecendo que cada um tem seus promissos, como pode pagar uns e outros não?

Muitos de nossos companheiros ficaram sem poder dar o presente do Dia das Mães.


Total falta de respeito com nós servidores públicos. Isso é imoral e revoltante.


TUTÓIA

Após um pedido feito pelo Sindicato em reunião com o Vereador Romildo do Hospital foi levado ao plenário da Câmara a indicação de criação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos de Tutóia

Romildo apresentou ainda duas indicações para a Mesa encaminhar ao gabinete do prefeito solicitando pavimentação de ruas no Bairro Comum e de implantação do Plano de Cargos e Salários do Servidor Público de Tutóia.



Agora é só aguardar a boa vontade do prefeito de Tutóia para que nossos servidores tenham seu direito garantido em Lei Municipal. O Sindicato continuará cobrando. 

 Foto: Antonio Amaral

sábado, 7 de maio de 2016

Licença-paternidade no serviço público sobe para 20 dias



O governo federal formalizou nesta quarta-feira a ampliação da licença-paternidade no serviço público. Decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Planejamento, Valdir Simão, amplia a licença-paternidade dos servidores públicos de cinco para vinte dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

De acordo com o decreto, a licença-paternidade ampliada será concedida ao servidor público que pedir o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento ou a adoção da criança e terá duração de quinze dias, além dos cinco dias já concedidos. Nos casos de adoção, o decreto considera criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos.

"O beneficiado pela prorrogação da licença-paternidade não poderá exercer qualquer atividade remunerada durante a prorrogação da licença-paternidade", diz o decreto. "O descumprimento do disposto neste artigo implicará o cancelamento da prorrogação da licença e o registro da ausência como falta ao serviço", acrescenta.

Com a publicação do decreto, os servidores que estiverem atualmente em licença-paternidade poderão solicitar a sua prorrogação, desde que requerida até o último dia do prazo ordinário de cinco dias. "O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá expedir normas complementares para execução deste decreto", diz o texto.


Fonte: Veja.com / (Com Estadão Conteúdo)