terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores sofrem da Sindrome de Burnout


CNTE promove greve. O Sindciato não aderiu em respeito aos nossos alunos, pelo atraso nas aulas nos municípios de Tutóia e Paulino Neves. E depois de reunião com a Diretoria que ponderou bem se faríamos a parada. Mas vamos organizar uma manifestação para breve.


14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

cartaz 14a semana nacional em defesa da educacao publica cartaz web
A CNTE convoca todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão.
No dia 24 de abril será realizado um ato com representação dos estados na Câmara dos Deputados, em Brasília e também atos locais nas sedes de governo estaduais e municipais pelo país.
Baixe o material da campanha:

Pela primeira vez Sindicato tem representatividade no Conselho de Alimentação Municipal. A indicação foi feita há duas semanas e agora 4 membros do nosso sindicato receberam na manhã desta quarta as portarias

Adicionar legenda





segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quanto vale a autonomia? - Crítica aos governos e profissionais ruins de Tutóia e Paulino Neves



Ultimamente tenho recebido críticas por parte de profissionais e políticos dos municípios de Paulino Neves e Tutóia por ter expressado minhas opiniões. Será que eles não leram o Art. 5º, Inciso IX da Constituição Federal? Vou transcrever aqui: IX-é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Com base nisso ninguém me dirá o que pensar e escrever.
O que muitos não sabem é que tenho minhas próprias opiniões e estudo para fundamentar o que escrevo e falo. Coisa que poucos fazem.
Não sou nem um pouco influenciado por políticos de lado A ou B. E não defendo nem oposição e muito menos governos. Embora, eu use do diálogo como sinônimo de entendimento e de reinvindicação. E não havendo este, o caminho é a justiça. E mais, a instituição que presido não é partido político de ninguém. Que fique claro.
Será que criticar o que está errado é errado? Quer dizer que porque sou funcionário público tenho de me calar diante das injustiças, das agressões, dos desmandos, das falcatruas e das perseguições que esses políticos, que se dizem honestos e a serviço povo, fazem ao povo?
Isso sinceramente não é pra mim. Não defendo bandidos. Repito. Não defendo oposiçãonem prefeitos atuais e nem funcionários que não cumprem seus deveres.
A saber: Eu leio os Planos de Cargos e Salários e leis pertinentes e sei dos meus deveres e direitos. Portanto, me esforço pra cumprir deveres e não abro mão de lutar por meus direitos. Acho que são odiscernimento e posicionamento que tenho que não agrada a alguns, que afirmo sem medo de errar, eles não os têm.
Já fui chamado de vendido. De radical. De comunista. De revolucionário. Acho que não sou. Afinal essa forma de lutar ficou com o fim dos anos 80. Sou defensor de direitos. A favor do que é certo.
Um recado para os muitos políticos que vemos por aí (que não é o exemplo do bom político): vocês não deveriam, mas tem que continuar com esse modelo desgraçado e desumano mesmo de ser, senão não tem voto. Um dia vocês vão morrer e talvez vão pro inferno.
Vocês também deveriam ler seus editais, leis e normativas antes de publicá-las. Pois essa desatenção dar direitos a quem vocês não gostariam de ter. E deveriam também promover capacitações,convênios com instituições de ensino para melhorar o aprendizado de seus eleitores e profissionais somente assim lhes garantia a capacidade de passar em concursos e acabar com os contratos-cabrestos de votos.
Um recado aos nossos servidores (professores, preferencialmente): vocês deveriam informar-se do mínimo necessário (como ler Planos de Cargos, ou, unir-se em sindicatos, associações ou mesmo em grupos de defesas de direitos orientados por quem entende do assunto ou se dedica ao estudo dele). E ter em mente que para poder exercer a profissão não se trata apenas de brigar por aumento de salário, mas de brigar por um conjunto de direitos (contribuição previdenciária é um bom exemplo), e, que é preciso também cumprir deveres.
É nojento professor não reclamar de nada, se acomodar com a miserável situação de sua sala de aula e da prática nefasta de alguns. E achar “normal” e “cultural” como já ouvi de muitos.
Como é nefasto também o posicionamento de muitos vereadores em nossas Câmaras municipais e prefeitos defenderem absurdos tidos como gloriosos, como benévolos ao povo. Enquanto, na verdade, são insanos e putrefatos.

Escrito pelo Professor Elivaldo Ramos

Sindicato Publica Circular para atualização de Cadastro


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reunião da diretoria do SINSPUTSAMPAN

No sábado dia 13 a Diretoria do SINSPUTSAMPAN reuniu-se na Pousada do PC para tratar de assuntos da entidade relativos à seguinte pauta:
  • Nova secretária do SINSPUTSAMPAN;
  • Remuneração do advogado;
  • Remuneração do contador;
  • Contas pendentes: CEMAR, ALUGUEL, PATRICIA, LAÉRCIO E TELEFONE;
  • Substabelecimento de processos antigos;
  • Internete do SINSPUTSAMPAN;
  • Reajuste salarial;
  • Aluguel de novo prédio;
  • Idicação de membros para o Conselho Municipal de Alimentação Escolar;
  • Convênios CUT/FETRAN;
  • Atualização da conta no Banco do Brasil.
A reunião iniciou com atrazo, porém o Presidente Elivaldo enfatizou que a diretoria deve ser mais atenta aos compromissos.
Resolvendo os assuntos em pauta, foi eleita a Profª Nazaré Sousa como nova secretária do SINSPUTSAMPAN. Sobre a remuneração do advogado ficou decidido que ele será para com o valor de 10% pelas causas individuais como de praxe e pagamento de 10% mediante a prestação de serviços ao SINSPUTSAMPAN. Sobre o pagamento do contador foi decidido que o mesmo será remunerado pelos serviços prestados. As contas em atrazo serão pagas mediante parcelamentos possíveis como o da CEMAR 12 vezes, a conta com o Prof. Laércio 2 vezes, o do aluguel do prédio que será negociado, sendo o pagamento da Patricia (antiga secretária) pago completo e o telefone que também será negociado. De concordência também da maioria, foi o pagamento do Substabelecimento de processos antigos no valor de R$ 500,00. Sobre a internete do sindicato que está no nome da esposa do presidente decidimos por eliminar e adquirir um novo contrato em nome do próprio SINSPUTSAMPAN. A respeito do reajuste salarial, a resposta da SEMED foi de que será pago no próximo mês (ver postagem anterior). Entretanto, segundo a Secretária de Educação em converça com o presidente, falou que seria pago o valor referente ao mês de abril, daí o presidente questionou sobre o compromisso firmado em ata que seria o valor referente a fevereiro, com isso, ela pediu cópia da ata da reunião para confirmar a informação - Como se não tivesse ficado cópia na SEMED. Sobre o aluguel do novo prédio, os membros do SINSPUTSAMPAN ficaram de analizar algumas propostas posteriores como localização e valores. Foi feito então, a votação para a Idicação de membros para o Conselho Municipal de Alimentação Escolar sendo os eleitos pela diretoria: Maria de Nazré Sousa, Abdiel Battista Vieiera (Membros permanentes), Ivan Lima de Sousa e Maria de Jesus Pereira Rocha (Suplentes). A respeito dos convênio com as entidades sindicais CUT e FETRAN analizaremos as propostas e daremos uma informação brevemente. Por fim a atualização junto ao Banco deverá ser feito ainda esta semana para que parte do dineiro em fundo no valor de R$ 2.718,10 possa ser liberado para as despesas do dia-a-dia e principalmente para que o pagamento das contas sejam efetuados sem complicações.
Obs: Grifo meu.




 
Postagem do Prof. Paulo Rogério do Vale - Coordenador de comunicação.

Secretaria de Educação de Tutóia responde ofício do Sindicato pedindo ajuste salarial e afirma que o pagamento será feito em Maio