segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Nota aos sócios do SINSPUTSAMPAN. Livro muito recomendado a ser lido por sindicalistas

Publico aqui um trecho do Relatório da Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT.

Não sem antes dizer que o sindicalismo do Brasil nasceu forte nos anos 80 (final da Ditadura Militar) e que logrou êxitos e que nos últimos anos perdeu o rumo, envolveu-se demais na política partidária (não que isso seja problema, é que esqueceu-se da luta por direitos em favor de um bem estar individual em detrimento do coletivo).

Nos dias de hoje, o partido que nasceu com a CUT ou a CUT que nasceu dele não corresponde ao que os trabalhadores gostariam e necessitam que seja colocado nas discussões políticas em favor dos direitos trabalhistas.

Nos dias de hoje faz-se mais que necessário estudarmos sobre o sindicalismo, sobre lutas, sobre as conquistas, perdas, o que é de fato ser sindicalista, se sindicalizar, quais vantagens... O  que seria a luta coletiva. E não somente individual. 

Diz-se por aí que só se pode criticar aquilo que conhece. Oportuno dizer, é preciso conhecer. Conhecer os dois lados. Dois lados, significa não estar bitolado ou, ferrenhamente defender, apenas uma das correntes, quer seja o socialismo/comunismo, quer seja o capitalismo. Mas, conhecer as duas e os interesses por trás de cada uma e de cada um, e, tirar suas conclusões.

Caros companheiros/parceiros/amigos(as), precisamos somar forças, opiniões e entender que os governos e empresas/corporações nunca quiseram e nem querem o bem do trabalhador, pois o seu objetivo é obter lucro ou satisfação/conquista pessoal. E, se isso for possível pagando menos, negando direitos, se apropriando indevidamente é muito melhor para o empresário/governo.

Mentiras são sempre colocadas aos quatro ventos para confundir os trabalhadores/servidores, e, para colocar trabalhador contra trabalhador e contra os dirigentes sindicais (verdadeiros defensores do direito, quando estes não são cooptados pelos empregadores).

É preciso, pois, amadurecimento, conhecimento, acompanhamento das ações dos líderes sindicais e do sindicato para não enveredar pelo caminho da dúvida. 

Com estes argumentos, este sindicato e seu presidente está a disposição de qualquer associado(a) para sanar dúvidas e detalhar informações.

Seja sócio(a)! Participe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário